SEDETUR apresenta proposta de inventariação da oferta turística

Doces de Pelotas são considerados patrimônio imaterial do Brasil

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR apresenta a partir desta sexta-feira (18), nova proposta para a Inventariação da Oferta Turística no Rio Grande do Sul, submetendo-a à apreciação pública e sugestões de melhoria, por parte das Regiões Turísticas, membros do Conselho Estadual de Turismo – CONETUR, entidades privadas e do terceiro setor, profissionais, instituições de ensino e representantes da sociedade civil organizada que participam, direta ou indiretamente, da cadeia produtiva do turismo.

A ação da secretaria atende à crescente demanda dos municípios gaúchos, interessados em inventariar sua oferta turística e que não dispõem de orientações e instrumentos técnicos, de uso público, para a pesquisa. O Inventário é uma peça técnica, fundamental para o planejamento sustentável de um território e extremamente relevante para o autoconhecimento e valorização do patrimônio natural, cultural, infraestrutura e serviços por parte das comunidades, permitindo vislumbrar possibilidades de estruturação turística de produtos e destinos.

A iniciativa da SEDETUR segue o princípio da economicidade no gasto público e espera ampliar o número de municípios inventariados no Estado, qualificando as prefeituras para uma melhor gestão na área de turismo. O arquivo com as fichas de pesquisa estará disponível para consulta de18 de outubro até 6 de novembro e as sugestões devem ser enviadas para o e-mail inventario@sedetur.rs.gov.br.

Após o encerramento do prazo, avaliadas as contribuições, o documento será ajustado e finalizado e, em 25/11/2019, será realizado o lançamento oficial e a oficina de orientação para sua aplicação prática.

O questionário pode ser acessado nos links abaixo.

A – Dados Basicos e Infraestrutura de Apoio (.pdf 537,87 KBytes)

Link: https://sedetur.rs.gov.br/upload/arquivos/201910/17163437-a-dados-basicos-e-infraestrutura-de-apoio.pdf

B – Caracterizacao Turistica (.pdf 306,31 KBytes)

Link: https://sedetur.rs.gov.br/upload/arquivos/201910/17163439-b-caracterizacao-turistica.pdf

C – Servicos e Equipamentos Turisticos (.pdf 356,39 KBytes)

Link: https://sedetur.rs.gov.br/upload/arquivos/201910/17163440-c-servicos-e-equipamentos-turisticos.pdf

D – Atrativos Rotas e Roteiros Turisticos (.pdf 901,59 KBytes)

Link: https://sedetur.rs.gov.br/upload/arquivos/201910/17163441-d-atrativosrotas-e-roteirosturisticos.pdf

E – Segmentacao Turistica (.pdf 793,14 KBytes)

Link: https://sedetur.rs.gov.br/upload/arquivos/201910/17163442-e-segmentacao-turistica.pdf

Foto: Divulgação
Fonte: SEDETUR – Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo